freddy, autour du monde    

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Golpe do Telefone

Estava demorando, mas finalmente ontem aconteceu. Curiosamente esta semana um amigo mandou um e-mail para uma lista de e-mails que participo relatando a situação que ele havia passado alguns dias atrás. Logo em seguida, em reply à sua mensagem, N outras mensagens foram chegando de pessoas que já tinham passado pela mesma situação e/ouque conheciam uma vítima do mesmo golpe.

Por coincidência, ontem eu estava em uma palestra com o pessoal desta mesma lista que me refiro anteriormente, com o celular desligado. PIMBA! Passaram o tal trote para a minha mãe. Por sorte, o golpe usado foi EXATAMENTE igual ao que aconteceu com o amigo da lista e como eu havia comentado em casa, ela, já conhecendo a história, na mesma hora desligou o telefone na cara do sujeito. Minha família só conseguiu ficar tranquila quando conseguiram falar com o meu cunhado que estava comigo. Sabe cumé né ? É bom confirmar que está tudo bem.

Os caras normalmente ligam para números que encontram em aparelhos roubados e ligam de dentro de prisões. As histórias variam. No nosso caso, contaram uma historinha de que eu havia sofrido um acidente e pelo histórico de ocorrências, eles acabariam dizendo que era tudo mentira e que seria preciso pagar um resgate para me liberarem, pois aquilo se tratava de um sequestro.
O que eu quero passar neste post é:
. Não desliguem seus celulares. Não temos mais essa liberdade, precisamos estar com eles ligados e carregados o tempo todo.
. Se ligarem falando alguma abobrinha dessas, preste muita atenção, normalmente os caras usam, mesmo sem querer, uma engenharia social e conseguem o que querem.
. Como é que ainda conseguem entrar com aparelhos celulares nas prisões ?
. Essa bagunça nunca irá acabar ?

Bom dia para todos e boa sorte.
. . .
Editando o post
Minutos depois de atualizar isso daqui, um novo trote foi passado na minha casa, mas agora para um número diferente. Duas vezes em pouco mais de 12 horas. Fiquem atentos.

7 Comentários:

Às 3:11 AM , Anonymous Anônimo disse...

Aconteceu comigo tb. Hj dia 14/03.
o bandido se identificou como policial, mas ao fundo, encontrava-se barulho de rua e sirene de ambulância. Eu sou jornalista e quase caí nese golpe. O bandido articulava muito bem e parecia muto preocupado. Eu vivi seis minutos de pânico e logo depois veio a notícia do sequestro e eu fiz sinal a minha empregada para entrar em contato com meu marido e conseguir falar com ele...
Eu não desejo isso a ninguém

 
Às 10:41 PM , Anonymous Anônimo disse...

Aconteceu comigo o trote do suposto acidente envolvendo 04 veiculos, ai eles dizem que meu pai estava passando pela rua/av tal e tal e se envolveu em um acidente, quem fala normalmente é oficial de policia e tal...eles acaharam uma caderneta com o número do telefone e então estão avisando...aí perguntaram se eu podia ir até lá, como eu já estava sabendo desse tipo de trote deixei para ver até onde ia, eu disse que podia ir até lá, então o suposto policial perguntou com que carro eu ia...nesse momento eu disse ã ele porquê? ele engasgou e disse que era pra facilitar, aí eu comecei a perguntar a placa dos carros, qual nome mais tinha na caderneta e então o suposto policial começou a me xingar dizendo que eu não estava deixando ele fazer o "trabalho" dele, aí eu disse pra ele: "Ah! a propósito, desde quando a policia liga a cobrar na casa de alguém?"..nesse momento ele me disse: " AI RAPÁ! SABE COM QUEM VOCÊ TÁ FALANO!?" então eu respondi: "COM UM PRESIDIÁRIO FILHO DA PUTA"...e desliguei o telefone....Tomem CUIDADO, isso está acontecendo o tempo todo, com todos, e essa ligação não foi pro meu celular, foi para o telefone da minha casa...LEMBREM-SE, LIGAÇÕES DESSE TIPO A COBRAR É FRIA!

 
Às 11:57 AM , Anonymous Anônimo disse...

Também aconteceu comigo. Um homem ligou para mim à cobrar para o meu telefone residencial (número (21) 9106-9537 - tenho ident. de chamadas) às 09:00h da manhã do dia 20/04/06 se identificando como tenente coronel e me dizendo que houve um acidente muito feio nas redondezas e que tinham informado (como assim "informaram"? quem teria informado?) para ele o meu número de telefone para contato. Depois de dito isso, ele perguntou qual o meu nome e também perguntou se eu tinha algum parente que estava na rua aquela hora. Como eu respondi que não havia, ele persistiu na pergunta e disse que tinha uma senhora e um rapaz muito assidentados no local. Em seguida me perguntou com quem eu morava, uma mãe, esposo... Quando ele me fez essa pergunta eu desliguei.

Interessante é que eu não costumo atender telefonemas à cobrar de números que não conheço, mas nesse dia acabei atendendo. Eu já havia recebido um e-mail relatando um trote parecido, mas tinha achado que era mais um spam. E na hora que o homem ligou pra mim, foi tão assustador, que eu fiquei praticamente muda e acabei desligando só quando percebi que ele estava insistindo muito que eu dissese para ele de algum parente que não estava em casa.

O problema é se esse tipo de bandido liga para pessoas como a minha avó, por exemplo. Ela além de ficar nervorsa, ia acabar fornecendo dados pessoais para bandidos ou desocupados, ela tem 86 anos de idade e ainda por cima tem problemas cardíacos.

Quando uma pessoa recebe um telefonema desses, nem se lembra que não é procedimento da polícia ligar para um parente no momento q ocorre o acidente. Eles prestam socorro a vítima e só vão lembrar dos parentes no hospital!!! E mais, o pessoal do hospital é que liga para os parente.

Mas eu acho assim: tem que divulgar para que pessoas, como a minha avó que podem acabar tendo um enfarto na hora do telefonema, ou pessoas como empregada, que por ingenuidade possam dar dados pessoais, acabem dando espaço a esses bandidos.

Eu mesma já sabendo da existencia desse trote quase caí!!!

Mandei e-mail para vários amigos e vários já receberam telefonemas semelhantes.

Depois desse ocorrido, pesquisei na internet sobre o assunto e encontrei várias matérias, entre elas:
'Disque-extorsão' à solta na linha
http://www.jb.com.br/jb/papel/cadernos/barra/2006/04/12/jorbar20060412001.html
Telefonema suspeito
http://www.jb.com.br/jb/papel/cadernos/barra/2006/04/12/jorbar20060412002.html
'Liguem para a PM'
http://www.jb.com.br/jb/papel/cadernos/barra/2006/04/12/jorbar20060412003.html
Como se precaver do golpe
http://www.jb.com.br/jb/papel/cadernos/barra/2006/04/12/jorbar20060412004.html
Matéria na globo.com de 13/04/06:
http://oglobo.globo.com/jornal/Bairros/Tijuca/246810837.asp

 
Às 4:13 PM , Anonymous Anônimo disse...

Cuidado gente com o golpe do telefone, isso esta acontecendo com a minha familia.
Mas conforme orientaçao da policia, não dê atenção para o bandido, ele irá se cansar e procurar infernizar outras pessoas.
Infelizmente isso continua, tem que haver um jeito de acabar

 
Às 9:14 PM , Anonymous Anônimo disse...

Bem, aqui no quase fim do mundo, cidadezinha pacata do oeste paranense tb acontecem essas coisas! Os fdp, ou melhor nem sao dignos disso... ligaram a cobrar, o telefone estava ruim, nao ouvi o inicio da história, mas quando ouvi 4 veiculos e uma moto, gritei "O QUE"? e o disgraçado, vadio e mal amado disse, "é, é houve um acidente com 4 veiculos e uma moto.... Ai na hora me lembrei q eram os POBRES COITADOS QUE NÓS CIDADAOS BRASILEIROS, "COITADINHOS", TAO SOFRIDOS, AQUELA VIDA TAO DURA DELES NA PRISAO" SUSTENTAMOS COM NOSSA CONTRIBUIÇAO, "PEQUENA CONTRIBUICAO MENSAL", OS POUQUISSIMOS IMPOSTOS QUE ESSES NOBRES EDIS QUE GOVERNAM E LEGISLAM A NOSSA FAVOR, NOS TIRAM TODO O MÊS, PARA SUSTENTAR ESSE TIPO DE "COISA"(QUE SINCERAMENTE NAO PODE RECEBER A DENOMINAÇAO DE GENTE),SERÁ QUE PODIAMOS CHAMA-LOS DE AMÉBAS? NÃO, NAO, (AMÉBAS NAO TÊM CEREBRO, E ESSAS "COISAS" INFELIZMENTE ATÉ SAO DOTADOS DE CERTA 'ESPERTEZA')SERIA INDIGNO COM OS SERES HUMANOS, AS PESSOAS DESCENTES, HONESTAS E TRABALHADORAS DESTE NOBRE PAÍS CHAMADO BRASIL, IDENTIFICA-LOS COMO SERES HUMANOS, QUE aliás, diga se de passagem, merece tanta atençao dos orgáos defensores dos direitos humanos, tanta ou mais atenção que indigentes, ou até mesmos trabalhadores, cidadaos brasileiros que ficam a morrer nas filas de postos e hospitais, enquanto que 'Essas coisas", recebem comida, banho, e teto,custam aos cofres públicos em torno de R$ 1.500,00 mensais, e o cidadao brasileiro ganha quanto? Qnt sobra da qntidade assobrosso dos R$ 350,00 mensais após o suborno através dos impostos? Enquanto que os órgaos defensores dessas 'coisas', dizem que eles têm seus direitos garantidos, precisam ser respeitados. Ora, quem precisa ser respeitado somos nós. PESSOAS, VERDADEIROS SERES HUMANSO, que temos famílias, trabalhamos, pagamos esse maldito imposto pra termos retorno como saude, educacao, transporte, lazer e SEGURANÇA. No entanto estamos a merce da sorte, ou melhor, estamos nas maos dessas 'coisas'que um dia foram paridos por uma mulher amados e agora viram 'isso, coisas'. Culpa nossa? Por favor nao ofenda os seres humanos honestos e trabalhadores. E agora senhoras e senhores leitores, peço-lhes que nao se calem, que fiquem indignados SIM, que gritem SIM, que digam NÃO a tudo que enfiaram guela abaixo até hoje. É hora de dizer C H E G A!!!! Tem eleiçoes por ai. Não votem, anulem. Sei dirão: "Mas isso nao leva a nada, alguém se elegerá". Claro concordo, mas 51% - 49% sao 49% descontentes, são 49% de saco estourado de ver o que vemos e ouvimos todos os dias. C H E G A.Chegou a hora de mudarmos o sistema ou esse sistema nos levará em pouco tempo, a fazermos parte do grupo que utiliza o magnifíco "cartão cidadão", na certa sertiremo-nos envaidecidos e imensamente agradecidos ao "GOVERNO" por prover nossas necessidades, e um dia quem sabe voltares a ter IDENTIDADE, quem sabe um dia voltares a nos sertirmos de fato cidadãos brasileira dessa Pátria Amada Salve Salve!!!! PENSEM POR FAVOR!

 
Às 9:31 AM , Anonymous Anônimo disse...

Pessoal,
Aconteceu comigo ontem!!! E eu sou racional e já havia ouvido na TV. E mesmo assim, quase tive um ataque cardiaco. Mas tenho uma sugestão:
Vamos criar um código entre familiares para usar em emergencias. Pode ser uma palavra, pode ser um número, para que o familiar que estaja recebendo a ligação, saiba que é verdade, que do outro lado tem um parente necessitando de ajuda, e não um bandido tentando tirar dinheiro de trabalhadores.
Porque não adianta ficarmos achando que não vamos cair no golpe, pois é muito bem encenado. A saída é nos precavermos. E se a pessoa que ligar não falar a palavra "mágica", desligamos.

 
Às 1:22 PM , Blogger Leticia disse...

use o site www.tellows.com.br para buscar números desconhecidos que liguam pra vocês...

 

Postar um comentário

<< Página inicial