freddy, autour du monde    

terça-feira, abril 25, 2006

Golpe do Telefone Parte II

Não tenho tido muito tempo para atualizar o blog, mas eu acho que desta vez até valeu a pena. O meu último post que falava do "Golpe do Telefone" (Nome batizado pela polícia carioca) rendeu alguns comentários que eu gostaria de compartilhar com "os meus leitores".

O mesmo aconteceu com essas pessoas. Acho importante que leiam.

Voilà..

Aconteceu comigo tb. Hj dia 14/03.
o bandido se identificou como policial, mas ao fundo, encontrava-se barulho de rua e sirene de ambulância. Eu sou jornalista e quase caí nese golpe. O bandido articulava muito bem e parecia muto preocupado. Eu vivi seis minutos de pânico e logo depois veio a notícia do sequestro e eu fiz sinal a minha empregada para entrar em contato com meu marido e conseguir falar com ele...
Eu não desejo isso a ninguém

. . .

Aconteceu comigo o trote do suposto acidente envolvendo 04 veiculos, ai eles dizem que meu pai estava passando pela rua/av tal e tal e se envolveu em um acidente, quem fala normalmente é oficial de policia e tal...eles acaharam uma caderneta com o número do telefone e então estão avisando...aí perguntaram se eu podia ir até lá, como eu já estava sabendo desse tipo de trote deixei para ver até onde ia, eu disse que podia ir até lá, então o suposto policial perguntou com que carro eu ia...nesse momento eu disse ã ele porquê? ele engasgou e disse que era pra facilitar, aí eu comecei a perguntar a placa dos carros, qual nome mais tinha na caderneta e então o suposto policial começou a me xingar dizendo que eu não estava deixando ele fazer o "trabalho" dele, aí eu disse pra ele: "Ah! a propósito, desde quando a policia liga a cobrar na casa de alguém?"..nesse momento ele me disse: " AI RAPÁ! SABE COM QUEM VOCÊ TÁ FALANO!?" então eu respondi: "COM UM PRESIDIÁRIO FILHO DA PUTA"...e desliguei o telefone....Tomem CUIDADO, isso está acontecendo o tempo todo, com todos, e essa ligação não foi pro meu celular, foi para o telefone da minha casa...LEMBREM-SE, LIGAÇÕES DESSE TIPO A COBRAR É FRIA!

. . .

Também aconteceu comigo. Um homem ligou para mim à cobrar para o meu telefone residencial (número (21) 9106-9537 - tenho ident. de chamadas) às 09:00h da manhã do dia 20/04/06 se identificando como tenente coronel e me dizendo que houve um acidente muito feio nas redondezas e que tinham informado (como assim "informaram"? quem teria informado?) para ele o meu número de telefone para contato. Depois de dito isso, ele perguntou qual o meu nome e também perguntou se eu tinha algum parente que estava na rua aquela hora. Como eu respondi que não havia, ele persistiu na pergunta e disse que tinha uma senhora e um rapaz muito assidentados no local. Em seguida me perguntou com quem eu morava, uma mãe, esposo... Quando ele me fez essa pergunta eu desliguei.

Interessante é que eu não costumo atender telefonemas à cobrar de números que não conheço, mas nesse dia acabei atendendo. Eu já havia recebido um e-mail relatando um trote parecido, mas tinha achado que era mais um spam. E na hora que o homem ligou pra mim, foi tão assustador, que eu fiquei praticamente muda e acabei desligando só quando percebi que ele estava insistindo muito que eu dissese para ele de algum parente que não estava em casa.

O problema é se esse tipo de bandido liga para pessoas como a minha avó, por exemplo. Ela além de ficar nervorsa, ia acabar fornecendo dados pessoais para bandidos ou desocupados, ela tem 86 anos de idade e ainda por cima tem problemas cardíacos.

Quando uma pessoa recebe um telefonema desses, nem se lembra que não é procedimento da polícia ligar para um parente no momento q ocorre o acidente. Eles prestam socorro a vítima e só vão lembrar dos parentes no hospital!!! E mais, o pessoal do hospital é que liga para os parente.

Mas eu acho assim: tem que divulgar para que pessoas, como a minha avó que podem acabar tendo um enfarto na hora do telefonema, ou pessoas como empregada, que por ingenuidade possam dar dados pessoais, acabem dando espaço a esses bandidos.

Eu mesma já sabendo da existencia desse trote quase caí!!!

Mandei e-mail para vários amigos e vários já receberam telefonemas semelhantes.

Depois desse ocorrido, pesquisei na internet sobre o assunto e encontrei várias matérias, entre elas:
'Disque-extorsão' à solta na linha
http://www.jb.com.br/jb/papel/cadernos/barra/2006/04/12/jorbar20060412001.html
Telefonema suspeito
http://www.jb.com.br/jb/papel/cadernos/barra/2006/04/12/jorbar20060412002.html
'Liguem para a PM'
http://www.jb.com.br/jb/papel/cadernos/barra/2006/04/12/jorbar20060412003.html
Como se precaver do golpe
http://www.jb.com.br/jb/papel/cadernos/barra/2006/04/12/jorbar20060412004.html
Matéria na globo.com de 13/04/06:
http://oglobo.globo.com/jornal/Bairros/Tijuca/246810837.asp


1 Comentários:

Às 6:41 PM , Anonymous Anônimo disse...

Oi, infelizmente, cai no golpe do telefone neste fim de semana. Meu pai atendeu a um chamado de um celular na sexta-feira passada, um rapaz brincou com ele: aqui é seu sobrinho querido, não reconhece a voz, tou chegando a Brasília para uma visita surpresa, sabe quem é??? meu pai, identifica então por um nome, naturalmente alguém próximo da família, daí ele explica que sofreu um acidente chegando em Cristalina perto de Brasília, tendo seu veículo sido levado com a ajuga da Polícia Rodoviária para uma oficina, a qual não aceita cheque e nem cartão, não tendo banco perto para saque, o suposto parente pede emprestado uma quantia dizendo que assim que chegar devolverá, então de imediato passa para o mecânico com voz simples, que assume ser apenas um empregado da oficina e que não pode receber cheque, daí passa o número de uma conta para depósito....caí...depositei, logo em seguida ligam novamente e o suposto parente com voz constrangida e pedindo por favor alega que o estrago era maior precisando de mais dinheiro....novamente, acreditando se tratar do parente próximo...fiz o depósito, mas já achando que ele o parente estava sendo vítima de golpe da oficina....passado mais de três horas meu pai liga novamente dizendo que o suposto parente não chegaria a tempo, pois novamente outro conserto teria que ser feito, daí eles pedem mais dinheiro, então cai a ficha....cai no golpe.....que ódio!!!! pois, não se tem como rastrear as contas fantasmas e nem os celulares.....mas, de qualquer forma, por mais vergonhosa a situação fiz a ocorrência na polícia civil, que diz ser extremamente comum estes golpes, sendo Brasília uma mina de ouro para isto.....

 

Postar um comentário

<< Página inicial