freddy, autour du monde    

quinta-feira, março 27, 2008

Suporte Técnico

Esta semana tive uma experiência interessante com suporte técnico de Internet. Recebi um e-mail do provedor informando que a minha senha deveria ser alterada até um determinado dia pois havia caracteres inválidos nela (esta senha eu utilizei por alguns anos).

Bom, aí surgiu minha primeira preocupação. Eles conhecem a minha senha, ou seja, a minha senha não está criptografada ou se está, é possível desencriptar. o_O

Ok, vamos lá trocar de senha. Entrei na Central do Assinante como dizia no e-mail para criar uma nova senha. O formulário pedia a senha antiga e em dois outros campos a nova senha. Preenchido, cliquei em enviar e "pan!" - Erro ! A mensagem de erro era: Sua senha atual contém caracteres inválidos, confira e tente novamente. (Algo assim). Huh ? Muito doido. Eu estava lá seguindo as instruções deles para alterar a minha senha com "caracteres inválidos".

Beleza, tentaremos o suporte via Chat. Rapidamente fui atendido no chat e então comecei a explicar o problema. Prontamente o funcionário do suporte, ignorando o problema do sistema, sugeriu que ELE poderia alterar a senha. Eu concordei sem pensar. Agradeci e já ia fechar o chat e aguardar, no meu endereço alternativo, o e-mail com a nova senha criada pelo suporte. Mas para a minha surpresa o atendente pediu que eu esperasse e então colou na tela a nova senha.

Huh ? Eu achei tudo muito estranho. É claro que imediatamente após o chat eu alterei a nova senha, mas aí eu pergunto: Adianta ?

Ah sim, o nome do provedor - Globo.com.

terça-feira, março 18, 2008

Região oceânica de Niterói

Por onze anos morei em Itaipú, e acabei vindo morar mais próximo do centro pois naquela época a região oceânica tinha pouca opção de serviços.

Sempre gostei de lá e pelo menos uma vez por semana estou por aquelas bandas, até porque tenho família em Piratininga e faço terapia em Itaipú.

Bom, esta semana fui a terapia e na volta, já de noite, levei um grande susto na estrada pois o semáforo da pista onde eu estava não funcionava. Além dele, o da pista auxiliar também não funcionava. A maneira que eu encontrei para saber o que fazer ( parar ou seguir ) foi olhando para o outro lado e observar se tinha carro parado por lá. Parece simples, mas não bastava olhar e parar, como foi o caso. Os carros que vinham atrás de mim precisavam parar também. E vai saber se eles iriam parar.

Acabou dando tudo certo, mas poderia ter causado um acidente aquilo lá. Se é que não aconteceu e eu ainda não sei. Enfim, naquele lado da pista contando o semáforo da pista principal, o do retorno e o da pista auxiliar, são nove ítens queimados ou com problemas. NOVE ! Como pode ?

Nos EUA, o meu host-brother (irmão do intercâmbio) sofreu um acidente quando tinha doze anos em função de um semáforo queimado. O resultado disto é uma deficiência que ele carrega para o resto da vida e para o governo uma indenização também para o resto da vida dele.

Acredito que deve ser impossível para uma prefeitura manter TODAS as lâmpadas dos sinais funcionando, mas de alguma forma isto precisa ser detectado o mais rápido possível pra não causar uma tragédia.

O chato é que eu ouvi de moradores da região que o problema da região oceânica é que a empresa contratada para fazer a manutenção não está sendo paga pela prefeitura. Sendo isso ou não, nada justifica.

Não sei também se comunicar a prefeitura sobre problemas com semáforos é nossa obrigação, mas eu já tentei e não tive muito sucesso com as ouvidorias da prefeitura.

As vezes eu penso que os responsáveis, ou irresponsáveis, são verdadeiros inconseqüentes. Próximo de onde eu moro hoje, todas as quartas-feiras acontece uma feira. O local desta feira é uma rua de pouco movimento onde uma (ou mais - não sei..) linha de ônibus faz o seu ponto final. E o que acontece então na quarta-feira ? O ponto final é transferido para uma outra rua, sendo que esta é muito mais movimentada, é de pista simples (vai e vem) e ainda tem um posto de saúde, uma praça onde crianças brincam, uma empresa e uma farmácia popular. Ao contrário do que podem pensar, estes ônibus não ficam estacionados, ou melhor, ficam, mas ficam estacionados na pista. Preciso falar da problemática ?

E aí ? O que fazer ?

Se souber, compartilhe !

Freddy